Modo sobrevivência, ou survival, é um modo de jogo em que o jogador deve coletar recursos para sobreviver.

Barra de fome:

A barra de fome mostra a quantidade de fome que o jogador tem, ela é representada por vários pedaços de carne. Caso o jogador não se alimente, ela diminuirá cada vez mais (Exceto se a dificuldade do mundo está no Pacifico/Peaceful). Se ela ficar totalmente escura, o jogador começará a tomar dano rapidamente e morrerá. Se o jogador colocar qualquer tipo de carne na fornalha para assar, ela vai recuperar mais a barra de fome do jogador do que a carne crua.

Barra de experiência:

A barra de experiência mostra quanto o jogador tem de experiência. A experiência serve para fazer encantamentos. Com lápis-lazuli e um certo nível de experiência, o jogador pode encantar suas armas e armaduras. O jogador pode ganhar experiência assando itens na fornalha, minerando e matando mobs.

Barra de vida:

A Barra de vida mostra quanto de vida o jogador possui,ela é representada por vários corações. caso o jogador seja atacado ou envenenado, ela diminuirá. Ela pode ser recuperada com o tempo, poções ou a Golden Apple. Caso o jogador esteja com uma armadura, o dano que o jogador tomar irá ser menor do que sem armadura. Quanto mais a armadura for forte, mais ela vai impedir que o dano seja alto.

Barra de respiração:

A barra de respiração aparecerá quando o jogador estiver debaixo da água. Ela é representada por bolhas. Quanto mais tempo o jogador passar debaixo da água, mais ela vai diminuir. Se a barra desaparecer, o jogador começará a tomar dano.